Monday, March 13, 2006

Profundidade de campo

Daqui do décimo quarto andar a rua é quase calada. Cenário totalmente aprazível pra que minha mente fominha comece a fazer barulho.E sempre faz, ao contrário da rua- que em momentos- como o de hoje- parece estar com preguiça. Conversava dia desses no msn com a Vanessa sobre a “narratibilidade” da vida. Da nossa vida, pelo menos.

E eu dizia que tem horas em que eu to tão imersa nesse universo narrativo-ficcional, que parece que a minha própria vida é uma ficção. Ou uma narração, só que essa em termos praticamente literais. Às vezes, me pego narrando em off as coisas que vão acontecendo comigo. Como se eu fosse a protagonista de um roteiro. E não apenas estivesse vivendo a minha vida. É cafona isso ( e é cafona dizer “cafona”), mas juro que é verdade.

Então eu fiquei pensando se isso não seria um mecanismo de evasão. Sei lá, de me distanciar da minha própria vida. E não ser a Júlia, mas quem protagoniza a vida da Júlia. Como o jovem Charles do notório Cidadão Kane, que sempre está na profundidade de campo quando as decisões mais importantes da sua vida são tomadas.Não participa. Está sempre ao fundo, à parte. Brincando na neve, em alguma parte do segundo plano do cenário do Xanadu que não o deixa tomar ás rédeas de si mesmo.

Mas talvez eu devesse mesmo só ler mais o que eu mesma escrevo. Ler ,de novo, o post do Pessoa. E ver que não tem nada por trás dessa minha sede narrativa. É só vontade de contar história mesmo. Sem fuga, sem evasão.

É que a vida narrada é muito mais glamourosa.

( Mas onde é que eu estava com a cabeça quando eu botei o pobre do cidadão kane no meio dessa história, meu Deus?)

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Nao acho isso nada "cafona" eu pego o meu ipod e fico escutando na rua como se fosse minha trilha sonora! Tao bom viajar nessas ondas ahuuhauhauha bjos!

9:26 AM  
Anonymous Anonymous said...

Sim, como eu escrevi em um post: nada mais justo do que sermos os protagonistas das nossas próprias vidas. Não acha?

Beijos, dona moça de nome chique e cheio de acentos - rs...

4:57 AM  

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home