Monday, February 13, 2006

mi casa, su casa...

Este negócio de ter duas casas mexe bastante com a gente. Tem sempre alguns sentimentos constantes, e outros são um tanto "flutuantes", eu diria.

Eu, Júlia, estudante de Jornalismo, professora de Inglês nas horas vagas remuneradas; moro, trabalho e estudo em Juiz de Fora- MG. Sozinha, num apartamento pequeno, mas que comporta muito bem a mim e aos meus meus pensamentos. ( pelo menos a maior parte do tempo). Minha mãe mora em Três Rios, cidade no interior do Rio, onde o principal meio de comunicação ainda é o " você já ficou sabendo?" em lugares públicos.

Pois então... Sempre que fico muito tempo em Juiz de Fora, Três Rios é meu porto seguro. Tudo que eu quero é largar da minha vida de dona-de-casa-operária-universitária-adulta pra brincar de filha da dona Silvia.E é bom.Acalma...Por outro lado , quando fico tempo demais em Três Rios- como na última greve trimensal!-, só penso em cortar o cordão umbilical e correr pra (Avenida) Independência* em Juiz de Fora. E assim, de novo, eu tenho paz.

Como se meus parâmetros fossem flexíveis, ou se essa tal paz que eu busco fosse inalcançável.E não é raro que ela pareça não estar em lugar algum. Ter sempre alguma coisa incomodando. Algo que me enche o saco em Três Rios, Juiz de Fora, ou no meio do caminho entre uma e outra.

A verdade mesmo... é que eu acho que não ando querendo paz merda nenhuma. Como Manuel Bandeira, "estou farta do lirismo comedido. Do lirismo bem comportado. Do lirismo funcionário público (...)" , e por aí vai. Mas é melhor nem pensar muito sobre isso. Porque pensar demais não leva a nada...e afinal de contas, as coisas são o que são mesmo.

Sem querer apelar pro nepotismo, cito Fernando Pessoa:

"O mistério das cousas? Sei lá o que é mistério!
O único mistério é haver quem pense no mistério(...)

(...)O único sentido íntimo das cousas
É elas não terem sentido íntimo nenhum."

(V, Trechos de O Guardador de Rebanhos)

O que é que tem pra entender? Quando estou de saco cheio de Três Rios, é porque estou de saco cheio de Três Rios. Quando Juiz de Fora deu no saco, é simplesmente porque me encheu a paciência, oras! Bendito Pessoa. Tinha que ser meu parente mesmo.

* Avenida Independência é a Rua onde moro.

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]

<< Home